Separador de Água e Óleo

Sempre que há um grande derramamento de óleo em água, os dois tendem a se misturar em uma suspensão de gotículas, chamado de emulsão, que é extremamente difícil separar o que pode causar graves danos aos ecossistemas. Mas pesquisadores do MIT descobriram uma nova, é a maneira mais barata de ficar a dois fluidos separados de novo.

Seu recém-desenvolvido de membrana pode ser fabricado em escala industrial, e pode processar grandes quantidades de finamente misturados materiais de volta em puro óleo e a água. O processo é descrito na revista Scientific Reports pelo MIT professor Kripa Varanasi, estudante de pós-graduação Brian Salomão, e pós-doutor M. Nasim Hyder.

Além de sua possível função na limpeza de derramamentos, o novo método também pode ser usado para a rotina de perfuração, tais como no fundo do oceano e em terra, onde a água é injetada em poços para ajudar a força de óleo de profunda formações rochosas. Normalmente, Varanasi, explica o misto de água e óleo que é extraído é colocado em tanques grandes para permitir a separação por gravidade; o óleo gradualmente flutua para o topo, de onde pode ser desnatado fora.

Que funciona bem quando o óleo e a água são “já grandes bolhas de coisas, já parcialmente separado,” Varanasi diz. “A dificuldade surge quando você tem o que é chamado de uma emulsão, com muito gotículas de petróleo estabilizado na água de fundo, ou água em óleo de fundo. A dificuldade aumenta de forma significativa para nanoemulsions, onde a queda de tamanhos estão abaixo de um mícron.”

Para quebrar essas emulsões, equipes de uso de emulsificantes, que podem ser prejudiciais ao meio ambiente. Em 2010, derramamento de petróleo Deepwater Horizon, no Golfo do México, por exemplo, grandes quantidades de dispersantes e de emulsificantes foram despejados no mar.

“Depois de um tempo, [o petróleo] simplesmente desapareceu,” Varanasi diz, “mas as pessoas saibam que é oculto na água, estas emulsões finas.” No caso de perfuração em solo, onde a chamada “água produzida” a partir de poços contém multa emulsões de óleo, por vezes, as empresas simplesmente diluir a água até que ele atenda as normas regulamentares para ser descarregada em cursos de água.

“É um problema que é muito desafiador para a indústria”, Varanasi diz, “tanto em termos de recuperação de óleo, e, mais importante, não está a descarregar a água produzida para o meio ambiente.”

Para saber mais sobre como separar água e óleo acesse www.grabe.com.br e veja os separadores que existe.

Previous Entries Indispensável: O que suplementos devem ser sim ou sim em sua jóia